sábado, 8 de junho de 2013

Vettel é pole em Montreal, Massa comete erro grosseiro e larga em 16°


Red Bull mostra força após a derrota para Mercedes em Mônaco, Felipe Massa cometeu um erro grosseiro e vai largar do décimo sexto lugar.





O treino de qualificação começou com uma garoa fina no circuito Gilles Villeneuve, mesmo assim o trilho seco da pista permitiu o uso dos pneus slicks no começo da sessão.

Q1:Vettel surpreende e crava o melhor tempo

Com a possibilidade de chuva forte cada vez mais próxima, muitos pilotos foram para a pista, exceto os carros da Mclaren, Force India e Red Bull, além de Hülkenberg.

Max Chilton rodou na curva do hairpin em sua volta de aquecimento, a pista úmida fez com que muitos carros que haviam entrado na pista voltassem para os boxes para que os pneus intermediários fossem colocados.

Alonso foi um dos pilotos que mais insistiu nos pneus de pista seca e quase bateu sua Ferrari na entrada da curva 1, atrapalhando Felipe Massa que vinha logo atrás.

Faltando apenas dois minutos para o fim do Q1, a pista melhorava muito e a liderança foi mudando a medida que os pilotos completavam suas voltas, passando por Bottas, Massa, Webber, Alonso e terminando nas mãos do tricampeão Sebastian Vettel.

Os degolados da primeira parte do treino foram, Van der Garde, Chilton, Grosjean, Pic e Paul Di Resta que apesar de liderar o primeiro treino da sexta-feira, sequer conseguiu colocar a Force India entre os dezesseis classificados para o Q2.

Q2: Massa erra feio e abandona o treino

A segunda parte da classificação começou com mais água na pista e Felipe Massa estreou a área de escape da curva 3, o brasileiro ainda precisou usar a marcha ré para voltar à pista. Os pilotos das equipes de ponta foram os primeiros a marcar tempo e os líderes da sessão eram Hamilton, Rosberg, Webber, Vergne e Räikkonen, fechando a lista dos cinco melhores.

O interessante é que apesar da chuva fraca, a maioria dos pilotos escaparam da pista na curva 3 e na entrada da chicane que dá acesso a reta dos boxes, em um determinado momento Hamilton e Adrian Sutil escaparam juntos em uma cena um tanto quanto estranha para os padrões da Fórmula 1.

Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim, a movimentação nos boxes foi intensa porque as equipes iriam trocar os pneus usados pelos novos, para tentar melhorar os tempos.

Enquanto Alonso, Webber e Räikkönen conseguiam entrar no grupo do dez classificados, Felipe Massa cometia um erro grosseiro e passava reto pela curva 3, destruindo sua Ferrari na barreira de pneus, o brasileiro ficou tão irritado com o erro que socou o volante e o capacete antes abandonar o carro. Por causa do acidente a bandeira vermelha foi agitada e o treino teve que ser paralisado.

Faltando um minuto e cinquenta e nove segundos para o término da segunda sessão a pista foi liberada, mesmo assim o grupo dos top 10 se manteve o mesmo, com Hamilton em primeiro.

Os dez classificados para o Q3 foram, Hamilton, Webber, Vettel, o surpreendente Bottas, Rosberg, Räikkonen, Sutil, Alonso, Vergne e Ricciardo.

Q3: Vettel domina adversários e Bottas surpreende

A terceira etapa da qualificação teve início com uma manobra um tanto quanto estranha de Kimi Räikkonen que ultrapassou Vettel ainda dentro dos boxes, a estratégia traçada pelas equipes no início da última parte do treino era para que seus pilotos fizessem duas voltas cronometradas e voltassem aos boxes para colocar pneus novos.

Vettel assumiu a liderança do Q3 logo nos primeiros minutos, a dupla da Mercedes, Hamilton e Rosberg completavam o segundo e terceiro lugares. Ainda nesse começo do terceiro treino, Mark Webber escapou da pista no mesmo lugar que Felipe Massa, mas conseguiu evitar um choque contra o muro.

Faltando apenas três minutos para o término da qualificação, a surpresa no Canadá era Valteri Bottas que ocupava a terceira colocação com o carro da Williams que ainda não marcou sequer um ponto na temporada.

As últimas tentativas de voltas rápidas foram marcadas por muitos erros dos pilotos, Rosberg perdeu o controle na curva 5 e Alonso foi para fora da pista no hairpin de Montreal.

Nos últimos segundos da classificação Hamilton era o único piloto capaz de ameaçar a pole de Vettel, o inglês da Mercedes tinha uma vantagem de dois décimos de segundo em relação a volta do piloto da Red Bull, no entanto, um erro na chicane do "muro dos campeões" jogou fora as chances da quarta pole consecutiva da Mercedes.

Depois de um treino tumultuado, marcado por muitos erros e uma bandeira vermelha, Vettel pôde finalmente comemorar mais uma pole position e colocar a Red Bull na briga pela vitória no Canadá.

A grande surpresa do dia foi Valteri Bottas, o piloto da Williams que nunca havia pilotado no circuito canadense, conseguiu uma inesperada terceira colocação enquanto seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, finalizou o dia no décimo terceiro posto.

Os cinco primeiros colocados do grid para o GP do Canadá de Fórmula 1 foram Vettel, Hamilton, Bottas, Rosberg e Mark Webber.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá

0 comentários:

Postar um comentário