O autódromo de Brasília foi excluído das provas promovidas com a chancela da CBA. O famigerado incidente das zebras e dos bueiros que se soltavam da pista foram os motivos da medida tomada pela confederação.
E como sempre acontece no Brasil, as providências tomadas pelas autoridades só acontecem após os estragos ocorridos, e como não poderia deixar de ser, a Confederação Brasileira de Automobilismo, por meio do seu presidente Cleyton Pinteiro, proibiu qualquer tipo de prova no Autódromo Internacional Nelson Piquet, logo após a repercussão sobre a falha na reforma da pista de Brasília.
Para os que não acompanharam a prova da Stock Car neste final de semana, a pista de Brasília, onde estava acontecendo a quinta etapa do certame, teve a zebra da curva 1 quebrada e os bueiros da curva 4 soltos enquanto os bólidos passavam pelas curvas a mais de 200km/h.
As atividades durante todo final de semana precisaram ser paralisadas para que a pista fosse reparada, no entanto, alguns minutos após o conserto, o bueiro da curva 4 voltava a se soltar e colocar os pilotos em risco. O caos na pista foi tão grande, que o treino livre da Stock Car durou cerca de seis horas, escancarando o descaso com que é tratado o automobilismo brasileiro.
Em entrevista para o site grande prêmio, o presidente da CBA, falou sobre o fato ocorrido no Distrito Federal e rapidamente eximiu a confederação da culpa pela catástrofe; "A CBA não têm poder para fazer as obras no autódromo, já que ele não é nosso" e continuou "Tem poder de não fazer as corridas lá".
A reportagem do Grande Prêmio também entrou em contato com a VICAR, promotora da Stock Car e a informação da empresa foi que a administração do Autódromo já havia sido alertada sobre alguns itens de segurança que deveriam ser melhorados, entre elas, as áreas de escape da pista e as barreiras de pneus.
O presidente da CBA, não explicou o motivo da liberação da pista de Brasília, já que itens importantes da segurança do autódromo não estavam de acordo com o caderno de encargos entregues pela entidade.
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