quarta-feira, 15 de maio de 2013

TRIO GLOBAL: A "geladeira" de Reginaldo Leme

A Rede Globo tem muitos comentarista para tão pouco público
Bom dia meus servos, hoje prometo não exceder nas reclamações, sou um senhor hipertenso e com problemas cardíacos, logo, devo segurar meus impulsos nervosos pelo meu próprio bem.

Neste final de semana o telespectador mais atento reparou que uma das figuras mais importantes das transmissões automobilísticas no Brasil não se fez presente, o comentarista Reginaldo Leme, famoso não só em terras de Dom Pedro mas também mundo afora, ficou na geladeira em detrimento à dupla da velocidade Rubens Barrichello e Luciano Burti.

Essa nova filosofia Global de levar ao público ex-atletas de um determinado esporte, à fim de explicar suas nuances é muito legal e válida, afinal, nada melhor do que alguém que esteve nos bastidores de um evento para fazer o público entender  tudo o que acontece em um determinado desporto, ainda mais um tão complicado, como é o automobilismo.

Só que existe um problema nisso tudo, colocar dois pilotos para comentar uma prova sem Reginaldo Leme é uma heresia para qualquer fã do esporte a motor. Não precisamos ser nenhum Rui Barbosa do esporte (nada como uma cabine de rádio para aprendermos essas pérolas...) para sabermos que piloto não é jornalista, os atletas falam apenas do que aprenderam na prática esportiva, não são redatores, entrevistadores e não tem o faro de um repórter preparado para apurar novas informações.

Não precisamos ir muito longe para lembrarmos de fatos que apenas JORNALISTAS conseguiriam apurar, Reginaldo Leme foi a pessoa na qual o tricampeão mundial Nelson Piquet confiou o furo de reportagem chamado "Cingapura gate", com certeza a decisão de Nelsão foi tomada devido a seriedade e a qualidade do trabalho do comentarista da Globo.

Agora eu penso, será que Rubens Barrichello, apesar da qualidade que demonstrou para comentar e fazer entrevistas no grid de largada conseguiria apurar uma informação do peso como a batida proposital de Piquetzinho na corrida noturna? Será que o pimpão que anda com microfone na mão fazendo graça no grid tem o faro para descobrir coisas que ninguém, nem mesmo os pilotos sabem? Eu acho que não.

Reginaldo Leme é um homem que sabe onde encontrar as notícias que o público espera, podemos sim ter Rubinho comentando, mas com Reginaldo ao lado, não são necessários dois pilotos para falar a mesma coisa. No GP Brasil achei engraçado, até excêntrico aquele passeio do ex-piloto da Ferrari pelo grid, os capacetudos  conversaram com o pimpão, deram risada, mas é claro que aquilo não vai ser para sempre, foi inusitado por ser o Rubinho, nada além disso, Regi também tem culhão para entrevistar qualquer piloto, assim como faz nos bastidores.

É sabido que Leme não gostou de ficar fora da transmissão do GP da Espanha, confessou para amigos dentro da emissora carioca, mas quando indagado pela imprensa, recusou-se a falar sobre o assunto.

Para os fanáticos do esporte tenho uma boa notícia, a geladeira do comentarista que está nas transmissões da Globo desde 1978 não é eterna, a cada prova do mundial de Fórmula 1 haverá um revezamento entre os companheiros de Galvão Bueno, a cada etapa terão dois macacos segurando o microfone e falando tudo o que a gente já sabe, não concordo, para mim quem deveria revezar são os pilotos, mas enfim, é assim que a TV Plim Plim quer, é assim que vai ser.

Abraço macacada!

0 comentários:

Postar um comentário