Pela primeira vez na carreira na Indy, Ernesto Viso largará na posição de honra do grid. Com o resultado a equipe Andretti chega à marca de quatro poles em seis corridas disputadas.
Hoje foi disputado o treino classificatório para a corrida 1 da etapa dupla de Detroit, no cronômetro o pole position foi Dario Franchitti, da equipe Ganassi, mas quem levou a posição de honra para casa foi o venezuelano Ernesto Viso, graças a uma punição de dez posições no grid devido a uma troca não autorizada do motor.
Apesar da punição, o que mais chamou a atenção nas atividades da Indy em Detroit foi o excelente desempenho de Mike Conway, da Dale Coyne. O substituto de Bia Figueiredo vai largar na segunda posição e é um dos candidatos à vitória, justamente com o carro que até agora não conseguiu chegar nem perto das primeiras posições no comando da brasileira.
Para os brasileiros o dia não foi dos melhores, Helio Castroneves conseguiu o décimo segundo tempo e Tony Kanaan, vencedor das 500 milhas de Indianápolis, vai largar em décimo oitavo lugar.
Q1: Fim da linha para Tony Kanaan
A primeira rodada da classificação começou com a pista molhada, mas sem chuva no céu de Detroit. Tagliani e Takuma Sato foram os líderes dos seus respectivos grupos (na Indy a classificação é dividida em dois grupos, um com treze pilotos e outro com doze), Tony Kanaan foi um dos degolados do primeiro treino assim com AJ Allmendlinger, Marco Andretti e James Hinchcliffe.
O Q1 foi correu com tranquilidade, a única bandeira amarela da sessão foi causada por Charle Kimball após uma rodada.
Q2: Castroneves é eliminado
Apesar da melhora na condição da pista, os pilotos fizeram suas primeiras voltas rápidas com pneus de chuva, para só depois colocarem os slicks. A mudança de compostos fez com que os tempos despencassem sete segundos em relação ao Q1.
Faltando quatro minutos para o final da segunda fase de treinos, Helio Castroneves, ao tentar entrar para o top six, errou e acabou rodando, provocando a primeira bandeira vermelha do treino qualificatório e praticamente decretando o fim da sessão.
Por causa da bandeira vermelha, alguns pilotos não conseguiram completar suas voltas rápidas, quem se deu bem com tudo isso foi Ryan Hunter-Reay, que detinha o primeiro lugar antes do acidente do piloto da Penske.
Q3: Viso marca segundo melhor tempo, mas herda a primeira colocação
O último período da classificação começou com a liderança de Mike Conway, seguido de James Jakes e Tagliani. Na metade do Q3, Ryan Hunter-Reay rodou mas não chegou a tocar no muro, por isso pôde continuar na luta pelo melhor tempo.
No final do treino, Conway assumiu o segundo posto, suficiente para ser o pole position, haja visto que o dono da melhor marca, Dario Franchitti receberia uma punição de dez posições no resultado da classificação, a sansão foi dada devido a troca não autorizada do motor, proibido pelo regulamento da categoria.
Confira a classificação geral para a corrida 1 de Detroit
0 comentários:
Postar um comentário