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Ayrton, o mito das pista deixou saudades no Brasil e no mundo |
Naquele fatídico final de semana, os acidentes de Rubens Barrichello na sexta-feira e Rolland Ratzenberger no treino de qualificação,que culminou com a morte do austríaco, deram mostras de que havia algo errado e que a prova não deveria ser disputada.
Senna estava preocupado com a segurança dele e de seus companheiros de profissão,tentou até discutir um possível cancelamento da prova mas a opinião deste que vos fala, é que o brasileiro, além de zelar pela segurança, estava preocupado com o campeonato, afinal, em duas corridas disputadas o tricampeão mundial não havia conseguido sequer marcar um ponto enquanto Micahel Schumacher dominava o campeonato.
O resultado daquele final de semana todos sabemos, Senna colidiu contra o muro de proteção da curva Tamburello devido a uma falha mecânica que impediu o carro da Williams de contornar a famosa "reta torta" do circuito Enzo e Dino Ferrari.
Nascido para quebrar todos os paradigmas do esporte a motor, o tricampeão mundial de Fórmula 1 é considerado um mito das pistas, por muitos anos o brasileiro deteve os recordes de vitórias, pole positions, voltas mais rápidas e muito mais, sendo batido apenas por Michael Schumacher muitos anos depois.
Além dos títulos mundias de 1988, 1990 e 1991, o homem considerado por muitos um herói foi protagonista de inúmeras cenas jamais vistas na categoria máxima do automobilismo mundial.
Na Fórmula-3 inglesa, o piloto canarinho venceu uma prova do certame com o bólido sem freios.
Em 1984, Senna conseguiu um segundo lugar no tradicional circuito de rua de Monte Carlo a bordo de um Toleman, carro problemático que em muitas ocasiões sequer conseguiu classificar para a corrida.
No ano de 1991, o mestre das pistas venceu o GP Brasil com apenas uma marcha.
No GP de Donington Park em 1993, o brasileiro completou a volta que é considerada a melhor de toda a história da Fórmula 1, o piloto a bordo de sua Mclaren largou na quarta colocação e caiu para quinto na primeira curva, a partir daí, a lenda do esporte realizou diversas ultrapassagens e completou o primeiro giro da prova em primeiro lugar.
Enfim, acredito que o ar mítico dispensado a Ayrton Senna, deve-se em grande parte pela sua morte prematura, apesar de não achar o brasileiro o maior piloto da história do esporte, reconheço a sua habilidade, garra, caráter, amor ao esporte e respeito tudo que esse homem honrado realizou dentro e fora das pistas.
Aquele abraço!
Perfeita a sua colocação relacionada ao nosso amado Ayrton Senna. Parabéns.
ResponderExcluirQuem foi o maior na sua opinião?
ResponderExcluirAcabei respondendo lá no grup, mas eu acho o Michael Schumacher, concordo com tudo o que você escreveu no Entusiastas do Automobilismo, mas ai vem o lado subjetivo da coisa toda.
ExcluirGuto, uma correção em seu texto: Ayrton não estava zerado em três corridas. Antes de Imola, apenas Brasil e Japão recebera a F1, com Schumacher vencendo duas corridas e Senna abandonando em Interlagos devido a erro próprio e em Aida foi tirado da corrida por Hakkinen e Larini.
ResponderExcluirExatamente isso Sérgio,você tem razão, coloquei terceira etapa por engano, obrigado pela correção!
ExcluirParabéns pela excelente homenagem ao nosso querido campeão brasileiro Ayrton Senna!! Realmente seus textos são sempre muito bons. Continue com esta mesma dedicação e paixão( por hobbie ou a possibilidade de uma futura profissão, não IMPORTA) como tem sido até agora que os "amantes" do automobilismo AGRADECEM!!
ResponderExcluirParabéns mais uma vez pelo seu grande talento Guto!!
Um forte abraço!!