![]() |
Pódio da Espanha contou com dois pilotos da Ferrari, fato inédito atualmente |
Antes do início da peleja era claro que a tônica deste domingo seriam os pneus, praticamente todos os carros do grid seriam obrigados a fazer três paradas, alguns ainda fizeram quatro.
Na largada Nico Rosberg manteve a ponta da prova, Seb Vettel ultrapassou comandante Hamilton assim como Alonso que na curva 3 despachou Räikkönen e o inglês da Mercedes com uma espetacular ultrapassagem pelo lado de fora da curva, mostrando que estava disposto a vencer em casa.
Quem também conseguiu uma excelente primeira volta foi Massa querido de todos nós, o piloto do carro número quatro conseguiu ultrapassar o rubrotaurino Webber e o piloto Loturiano Romanel Grosjean, o brasileiro também ultrapassou Lewis Hamilton algumas voltas depois.
Nas disputas do pelotão intermediário Adrian Sutil foi espetacular, pulou de décimo terceiro lugar para a oitava colocação. À partir da volta 7 algumas equipes começaram a fazer suas paradas para a troca de pneus, ao término dessa jornada tínhamos Alonso, Rosberg, Vettel, Massa e Räikkönen liderando a prova, estes apenas atrás de Estabanado Gutiérrez que na volta 11 ainda não havia parado nos boxes.
Após todos pararem Alonso fazia a torcida espanhola ir ao delírio com o desempenho do carro rosso enquanto a Lotus E-21 de Kimi chegava em Felipe querido após ultrapassagem sobre o piloto alemão da Mercedes Nico Rosberg.
Na volta 20 a segunda janela de pits foi inaugurada por Felipe Massa que em seguida foi seguido por seus algozes, vale lembrar que nesse momento da prova Ricciardo da Toro Rosso e Gutiérrez da Sauber eram os destaques do pelotão intermediário, inclusive a Red Bull (equipe mãe da Toro Rosso) elogiou a atuação do piloto australiano,portanto, se cuida canguru Webber.
Após as paradas a equipe do cavalinho rampante dominava o pagode com seus dois pilotos em primeiro e segundo lugares, Felipe Massa tinha seu adversário mais próximo 7 segundos atrás, porém este faria uma parada a menos ("este" trata-se de Kimi Räikkonen, da preguiça escrever, tem trema e tudo no nome do pimpão...), portanto o brasileiro teria que acelerar para conseguir o segundo lugar na prova.
A corrida foi se arrastando sem muitas mudanças até a volta 36 quando a equipe Ferrari chamou El Fódon de Las Asturias para os boxes junto com Massa pimpão, me fazendo lembrar a época em que Ross Brown fazia chover com suas estratégias na equipe de vovô Enzo. O fato é que ambos os pilotos da esquadra italiana colocaram pneus médios, os mais rápidos disponíveis e como se não bastasse, o asturiano ainda ultrapassou o finlandês da Lotus antes de sua quarta parada para troca de pneus.
Kimi fez sua última e terceira parada na volta 45 enquanto a galera italiana parava 5 voltas depois, Vettel nesse momento ocupava a posição em que finalizaria a prova, quarto lugar. Massa querido do Brasil era 1seg mais rápido por volta do que seu algoz da terra das vodkas, mesmo assim seria impossível a ultrapassagem faltando 15 voltas para o final da sessão.
Após a sexagésima sexta volta El Fódon Alonso pôde comemorar a vitória em casa, junto colocou-se como um dos postulantes ao título. Para a Ferrari o final de semana não poderia ter sido melhor, com dois carros entre os três primeiros os macarrônicos deixaram claro a melhora dos carros de Maranello.
Para o campeão mundial de 2007, Kimi Räikönen (outra vez esse nome?) a segunda posição o mantém firme como um dos postulantes ao título e deixa a sensação que se a lendária equipe fundada por Colin Chapman conseguir um setup para os treinos qualificatórios, será difícil vencê-los diante do ritmo de apresentando pelo bólido durante as corridas.
Quero deixar claro meu descontentamento com a saída de Reginaldo Leme da transmissão da Globo, ex-piloto não é jornalista, também não sabe apurar informação, fala sobre o que viveu nas pistas e só! Sem mais...
Resultado Final do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 2013
0 comentários:
Postar um comentário