![]() |
Pneus são os protagonista da renovada Fórmula 1 |
(SOROCABA)-Estava caminhando pelas ruas cibernéticas e não pude deixar de reparar que estão pingando inúmeros comentários sobre a atual competitividade da Fórmula 1, uns macacos defendem o regulamento, outros rechaçam o pagode todo. Pois bem, sendo as regras boas ou ruins esse pessoal está chiando atrasado, é por isso que eu digo, torcedor é chato, chefes de equipes e pilotos são chatos, principalmente quando estão perdendo terreno dentro das pistas.
A discussão principal gira em torno dos artifícios que a categoria máxima do automobilismo utilizou para recuperar a emoção das corridas tal qual acontecia na época de Juan Manoel Fangio, pode-se jogar pregos na pista, óleo e até correr na contra mão...
Com a introdução da asa móvel, KERS e adoção de pneus extremamente desgastantes, a Fórmula 1 conseguiu recuperar o prestígio do passado, mas a que preço?
Alguns coitadinhos que acompanham a categoria reclamam que as ultrapassagem são "forçadas" não sendo assim uma corrida de verdade, no que eu concordo em gênero, número, grau e acrescento; essa farofa toda só confunde o torcedor que assiste as provas, sem um conhecimento vasto sobre o esporte a maioria dos pachecos não entendem bulhufas do que acontece na pista.
Por outro lado, não admito aquela ladainha de chefes de equipes (entendam por Helmut Marko da RBR)que transferem toda a culpa do desempenho de seus carros nos pneus; "É duro falar para os pilotos não andarem no limite porque a borracha não aguenta", seu orifício anal que não aguenta, os pneus se desfazem igual gelo na frigideira desde o ano passado, se o carro destrói os pneus é porque ele não é bom o suficiente, um carro rápido não ganha corrida se não for consistente, portanto, vai enganar outro.
O que penso a respeito é que os chefes de equipes não podem reclamar, sabem as regras antes do jogo começar e concordaram com elas, já os torcedores, entendo os que gostam da confusão (não equilíbrio) que é atual Fórmula 1, mas automobilismo é um esporte de máquinas e pilotos e acho que ambos estão perdendo sua importância diante do regulamento que rege a F1. Sem mais...