![]() |
Felipe Guimarães domina etapa de Interlagos |
A categoria em questão revelou inúmeros talentos para o esporte a motor, nomes como Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet, Juliano Moro,Vitor Meira, Luiz Razia entre muitos outros que por ali passaram e deram os primeiros passos rumo ao automobilismo europeu.
O campeonato continental sempre gozou de grande prestígio e tinha seus grids lotados, era a passagem natural e obrigatória ao jovem que precisava ganhar experiência antes de lançar-se mundo afora.
Em 2005,os patrocinadores foram se desligando do evento, pilotos aos poucos foram saindo e a crise financeira foi tão grande que muitas equipes desistiram do campeonato, como se não bastasse, os times que sobraram competiam com carros antigos e defasados em relação as categorias irmãs, como a F-3 Inglesa.
![]() |
Vitor Meira, campeão em 2000 |
No âmbito continental não existia mais a grande Fórmula que consagrou Ayrton Senna em sua versão inglesa. Obviamente, no papel nada mudara, mas na prática um grid de 9 pilotos em 2011 mostrou claramente o rumo que a F3 havia tomado, de um campeonato internacional tornou-se uma garagem com meia dúzia de gatos pingados, todos brasileiros em etapas brasileiras, num campeonato que ostenta a chancela da Confederação Sul-americana de automobilismo.
Chegamos em 2013 e o tradicional certame sul-americano parece estar entrando nos trilhos, para esta temporada o calendário conta com etapas no Brasil e na Argentina, o grid alinha 13 carros e a expectativa é que até o meio do ano, esse número aumente para dezoito.
A etapa de Interlagos, primeira valendo pontuação para o campeonato (tivemos o Brazil Open no início do ano) teve domínio de Felipe Guimarães, excelente kartista que retoma sua carreira nos monopostos após voltar da Europa por falta de patrocínio, a grande surpresa da etapa de abertura da competição foi o argentino Bruno Etman que finalizou a primeira bateria em segundo lugar na geral além de vencer as duas baterias da categoria "Light".
Parece pouco dizer que a F-3 Sudam renasce com um grid de 13 carros, mas a expectativa da entrada de novos atletas, além da volta de pilotos e provas no exterior, são claros sinais de que estamos vendo o renascimento de uma das mais belas categorias do esporte a motor, desejo boa sorte a todos os envolvidos nessa caminhada e torço muito para que alcancem o sucesso nesse belo trabalho. Aquele abraço macacada!
0 comentários:
Postar um comentário