quinta-feira, 18 de abril de 2013

O renascimento da F-3 Sul-americana

Felipe Guimarães domina etapa de Interlagos
Bom dia pimpões que acompanham esse velho escriba automobilístico, nos dias 6 e 7 deste mês, teve início um dos campeonatos mais importantes da história do automobilismo sul-americano, a Fórmula 3.

A categoria em questão revelou inúmeros talentos para o esporte a motor, nomes como Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet, Juliano Moro,Vitor Meira, Luiz Razia entre muitos outros que por ali passaram e deram os primeiros passos rumo ao automobilismo europeu.

O campeonato continental sempre gozou de grande prestígio e tinha seus grids lotados, era a passagem natural e obrigatória ao jovem que precisava ganhar experiência antes de lançar-se mundo afora.

Em 2005,os patrocinadores foram se desligando do evento, pilotos aos poucos foram saindo e a crise financeira foi tão grande que muitas equipes desistiram do campeonato, como se não bastasse, os times que sobraram competiam com carros antigos e defasados em relação as categorias irmãs, como a F-3 Inglesa.

Vitor Meira, campeão em 2000
Nos últimos anos, enquanto as categorias de turismo se desenvolveram cada vez mais no continente, os monopostos foram ficando para trás. A crise financeira que assolou muitos países da América do Sul e a falta de cuidado das confederações, que ao invés de incentivar o esporte, buscaram atender suas próprias necessidades, foram cruciais para o declínio do certame.

No âmbito continental não existia mais a grande Fórmula que consagrou Ayrton Senna em sua versão inglesa. Obviamente, no papel nada mudara, mas na prática um grid de 9 pilotos em 2011 mostrou claramente o rumo que a F3 havia tomado, de um campeonato internacional tornou-se uma garagem com meia dúzia de gatos pingados, todos brasileiros em etapas brasileiras, num campeonato que ostenta a chancela da Confederação Sul-americana de automobilismo.

Chegamos em 2013 e o tradicional certame sul-americano parece estar entrando nos trilhos, para esta temporada o calendário conta com etapas no Brasil e na Argentina, o grid alinha 13 carros e a expectativa é que até o meio do ano, esse número aumente para dezoito.

A etapa de Interlagos, primeira valendo pontuação para o campeonato (tivemos o Brazil Open no início do ano) teve domínio de Felipe Guimarães, excelente kartista que retoma sua carreira nos monopostos após voltar da Europa por falta de patrocínio, a grande surpresa da etapa de abertura da competição foi o argentino Bruno Etman que finalizou a primeira bateria em segundo lugar na geral além de vencer as duas baterias da categoria "Light".

Parece pouco dizer que a F-3 Sudam renasce com um grid de 13 carros, mas a expectativa da entrada de novos atletas, além da volta de pilotos e provas no exterior, são claros sinais de que estamos vendo o renascimento de uma das mais belas categorias do esporte a motor, desejo boa sorte a todos os envolvidos nessa caminhada e torço muito para que alcancem o sucesso nesse belo trabalho. Aquele abraço macacada!

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