Meus caros macaquinhos ingênuos, essa história aconteceu em 1985, quando a FISA resolveu que as regras da Fórmula 1 deveriam ser mudadas afim de manter o equilíbrio da categoria.
No entanto Enzo Ferrari (para quem não sabe, é o fundador da Ferrari) discordava das mudanças que determinavam o fim dos motores Turbo para a volta dos motores 3 litros aspirados, para indicar claramente que a Ferrari não tinha pretensão de continuar na categoria caso a regra entrasse em vigência, Enzo enviou para os EUA o diretor esportivo da equipe "rossa", Mario Piccinini para que ele acompanhasse uma etapa da categoria norte-americana.
Balestre, presidente da entidade máxima do automobilismo na época, afirmou que seguiria em frente com o seu plano para equilibrar as forças da F1 independentemente da vontade da Scuderia italiana.
No verão de 1987, após Ferrari e FISA não chegarem a um acordo, Enzo seguiu seu projeto Indy Car Ferrari, e o carro foi apresentando, o carro foi desenhado pelo experiente engenheiro Gustav Brunner e rumores da época indicavam que o piloto do bólido italiano seria o campeoníssimo Bobby Rahal.
Temendo a saída da mais tradicional equipe de F1, Balestre, Ecclestone e Enzo reuniram-se em Fiorano onde decidiram que os motores Turbo seriam retirados gradativamente da F1, fato que ocorreu em 1989, a Ferrari também obteve como êxito, brechas no regulamento para poder desenvolver seu motor V12,porém, com a mesma brecha utilizada pela Ferrari, a Renault desenvolveu em 1988 o motor V10, que foi um grande passo para o desenvolvimento das unidades motoras mais modernas da história da F1, portanto, se o motor V10 entrou na categoria máxima do esporte sobre rodas, o fator preponderante para que isso ocorresse foi o projeto Indy Car Ferrari.
Espero que tenham gostado macacada! Abraço!
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