Para quem imaginava que a Fórmula 1 sempre foi como hoje, carros parecidos, regulamentos extremamente restritivos e um formato quase idêntico dos carros, vai se surpreender com a história do bólido de seis rodas construído pela equipe Tyrrel de F1 no ano de 1976.
Na década de 70, fase de concepção do Tyrrel P34 de seis rodas, o regulamento técnico da Fórmula 1 era bem menos restritivo, as técnicas para se conceber um auto de competição eram bem menos avançadas, e o conhecimento sobre os efeitos da aerodinâmica em bólidos de F1 eram rudimentares.
Esses fatores somados foram preponderantes para o surgimento de P34, projeto que visava aumentar a aderência mecânica do carro (contato dos pneus com o solo) e diminuir o arrasto aerodinâmico utilizando um princípio básico da química e da física , o aumento da superfície de contato para gerar mais aderência e a diminuição da altura dos pneus para que uma menor quantidade de ar entrasse em contato com as rodas do carro, diminuindo o atrito e aumentando as velocidades em linha reta.
O P34 foi utilizado durante metade da temporada de 1976 e todo o ano de 1977 e seus pilotos foram Jody Scheckter (último campeão pela Ferrari antes de M.Schumacher em 2000), Patrick Depailler e Ronnie Peterson, o criador do estranho automóvel foi o engenheiro Derek Gardner.
Apesar do bólido de seis rodas não ter vencido nenhum Mundial de F1, o exótico P34 teve seus dias de glória, conseguiu 14 pódios em 30 corridas e venceu o GP da Suécia de 1976.
Infelizmente, problemas com a Goodyear para desenvolver pneus de 10 polegadas e a proibição de carros com mais de quatro rodas pela FIA, levaram o inusitado Tyrrel para a aposentadoria.
Espero que gostem dessa história dos tempos áureos da categoria máxima do automobilismo.
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